Avaliação: um processo integrado ao ensino e à aprendizagem de matemática através da resolução de problemas

Manoel dos Santos Costa, Norma Suely Gomes Allevato

Resumo


Busca-se no presente artigo abordar alguns aspectos relacionados à avaliação como um processo integrado ao ensino e à aprendizagem de Matemática num contexto de trabalho através da resolução de problemas. Os dados aqui descritos e analisados compõem um estudo de natureza qualitativa e foram coletados por meio de observação durante alguns encontros de formação em que (futuros) professores vivenciaram a resolução de problemas como metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação. Os resultados mostram que a avaliação, quando integrada ao processo de ensino-aprendizagem, possibilita detectar o que os alunos já sabem e em que conteúdos ainda apresentam dificuldades. Assim, têm a oportunidade de demonstrar suas habilidades e de aprender a partir de seus conhecimentos prévios e do que são capazes de fazer. Além disso, essa forma de avaliação promove a compreensão dos conteúdos, criando oportunidades para que os alunos pensem sobre a Matemática que precisam aprender. Portanto, a junção ensino-aprendizagem-avaliação configura uma oportunidade ao aluno de se autoavaliar, e ao professor de identificar quais objetivos foram atingidos, com vistas a reconhecer a evolução matemática dos alunos e, dessa forma, (re)orientar os trabalhos em sala de aula.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2015 Manoel dos Santos Costa, Norma Suely Gomes Allevato

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.

Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.

Conceito A2 na Capes(2021)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.