Avaliação e aplicação de simulação computacional no ensino de equilíbrio químico / Evaluation and application of computational simulations software in the education of chemical equilibrium

Claudia Carobin Orlandi, Mariângela de Camargo

Resumo


O conceito de Equilíbrio Químico tem sido apontado por muitos autores como um conteúdocomplexo para o ensino e a aprendizagem. Neste artigo, investigamos se o uso de simulaçõescomputacionais, Lechat, auxilia os estudantes a explicar e compreender o equilíbrio químico nosdiferentes níveis de representação (macroscópico, microscópico e simbólico), na evolução de diferentessituações de um fenômeno químico. Utilizando como instrumento de obtenção de dados: Préteste,Guia de simulação embasada na metodologia POE (Predizer-observar-Explicar) e pós-teste.

The concept of chemical equilibrium has been pointed for many authors as problematic inrespect to education and learning. The present work investigates the possibility of using computationalsimulations, Lechat, in the development of the concept of Chemical Equilibrium, as well as the influenceof different variable related to this concept and the accomplishment of the joint between the representativelevels (macroscopic, microscopic and symbolic) that this concept implies. We use as instruments ofdata collection: Pre Test, Guide of simulation according to POE (Predict – Observe – Explain)methodology and after test.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2012 Claudia Carobin Orlandi, Mariângela de Camargo

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.

Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.

Conceito A2 na Capes(2021)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.