Relação Inversa entre Adição e Subtração em Alunos Adultos do Ensino Fundamental

Caroline Lacerda Dorneles, Beatriz Vargas Dorneles

Resumo


Este texto descreve uma pesquisa-intervenção realizada com alunos adultos do Ensino Fundamental. Teve como objetivo identificar o papel do ensino na aprendizagem da relação inversa entre adição e subtração e verificar se o cálculo relacional pode ajudar nessa relação. Foi desenvolvida uma intervenção com atividades sobre a relação inversa entre adição e subtração e os alunos foram avaliados antes e depois da intervenção.   Esses procedimentos possibilitaram uma análise quali-quantitativa. Tratando-se da relação inversa entre adição e subtração, o estudo revelou que na aprendizagem de adultos é fundamental considerar o tempo que cada aluno necessita para aprender, assim como os conhecimentos construídos ao longo da vida. Entretanto, é preciso ter cuidado para não confundir os conhecimentos adquiridos na trajetória de vida com a capacidade de raciocino complexo, necessária para operações matemáticas.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2015 Caroline Lacerda Dorneles, Beatriz Vargas Dorneles

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.

Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.

Conceito A2 na Capes(2021)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.