Reflexões sobre a contribuição do trabalho com problemas reais para a formação inicial de professores de Matemática / Reflections about the contrib ution of real problems for the initial education of t he Mathematics teachers
Resumo
O objetivo dessa pesquisa consiste em investigar contribuições do envolvimento de futurosprofessores com “problemas reais” para a produção de conhecimentos nos diferentes aspectos dodomínio de formação em um curso de Licenciatura em Matemática. Trata-se de um estudo descritivocom abordagem qualitativa, os dados foram coletados durante uma atividade desenvolvida poralunos do 4º ano do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Londrina,Brasil. Analisamos todo o processo de desenvolvimento da atividade, desde a elaboração do problema,a partir de uma situação real, até processo de constituição e discussão dos resultados obtidos.A partir dessa análise, são apresentadas algumas evidências que nos possibilitam revelardiferentes aspectos do conhecimento do futuro professor de Matemática.
The objective of this research consists of investigating contributions of the futures teachers’involvement with “real problems” for the production of knowledge in the different aspects of the formationdomain in a course for future Mathematics’ teachers. It is treated of a descriptive study with qualitativeapproach and the data were collected during an activity developed by students of the 4th year for futureMathematics’ teachers of a University in Londrina – Brazil. We analyzed the whole process of developmentof the activity, from the elaboration of the problem, starting from a real situation, even constitution processand discussion of the obtained results. Starting from this analysis, are presented evidences that makepossible to reveal us different aspects of the knowledge of the future teacher of Mathematics.
Texto completo:
PDFApontamentos
- Não há apontamentos.
Direitos autorais 2012 Lourdes Maria Werle de Almeida, Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
ANÚNCIOS
Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.
Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.
Conceito A2 na Capes(2021)
Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24
eISSN: 2178-7727
Indexações:
A Acta Scientiae é indexada em:Scopus | Latindex | Edubase (SBU/UNICAMP) | |||
Sumarios.org | Google Scholar | Portal LivRe (CNEM) | |||
Journals for Free | REDIB | Galoá DOI |
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.