Sobre a identidade do Centro de Educação Matemática (CEM): acidentes de uma leitura cartesiana / On the identity of CEM – Centre for Mathematics Education (Centro de Educação Matemática): accidents of a cartesian reading

Heloisa da Silva, Antonio Vicente Marafioti Garnica

Resumo


O artigo apresenta alguns resultados da investigação realizada sobre a constituição da identidade do Centro de Educação Matemática (CEM), um grupo de educadores matemáticos da cidade de São Paulo atuante principalmente entre os anos de 1984 e 1997. Para configurar uma posição sobre a(s) identidade(s) do CEM são trazidos à cena o método da História Oral, o Modelo dos Campos Semânticos e teorias da identidade. Neste ensaio, ao assumir-se que o processo de constituição dessas identidades não se refere ao que o CEM é ou foi, mas a um conjunto de possibilidades de apreendê-lo a partir de estratégias e iniciativas desenvolvidas em determinadas condições e tempo, apresenta-se um exercício de constituir a identidade do CEM a partir de lentes cartesianas. Nesta experiência pondera-se que analisar, numa perspectiva cartesiana, a constituição da identidade desse grupo significa analisar o conjunto das identidades individuais que o formaram, revelando-o como um acidente atrelado a essas identidades.

In this paper we present results of research conducted on the constitution of the identity of CEM (Centre for Mathematics Education), a group of mathematics teacher educators from the city of São Paulo, Brazil (1984-1997). We emphasize the processes of constitution of CEM’s identities, on the perspective of Oral History in Mathematics Education, of the Model of Semantic Fields and of theories of identities. As part of the broader endeavor of examining possibilities for
constituting identities for the group, from several theoretical standpoints, here we report an exercise on constituting the identity of CEM from a Cartesian  standpoint; the overall assumption is that we are not properly interested in what CEM is or was, but on the possibilities themselves. We argue that such analysis leads to an understanding of the group as being an accident involving the individual identities of its members but not to an understanding of CEM’s group identity as such.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2012 Heloisa da Silva, Antonio Vicente Marafioti Garnica

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

ANÚNCIOS

Informamos que, a partir de outubro de 2024, a revista Acta Scientia volta a aceitar submissões de artigos para publicação.

Mais, informamos que sites fraudulentos, https://periodicos-ulbrabr.org e https://periodicos-ulbrabra.org, estiveram se passando pela Acta Scientiae, utilizando nosso nome e identidade visual e até solicitado taxas de APC, que nós não cobramos. Aconselhamos cautela para evitar serem enganados por sites semelhantes.

Conceito A2 na Capes(2021)

Índice h5 do Google Scholar: 13
Índice mediana h5 do Google Scholar:24

eISSN: 2178-7727

Indexações:

A Acta Scientiae é indexada em:
Scopus logoScopusLatindex logoLatindexedubaseEdubase (SBU/UNICAMP)
Sumarios.org logoSumarios.orgGoogle Scholar logoGoogle ScholarPortal Livre (CNEM) logoPortal LivRe (CNEM)
Journals for Free logoJournals for FreeREDIB logoREDIBGaloá DOIGaloá DOI

Creative Commons License
Todos os trabalhos publicados aqui estão sob uma licença Creative Commons - Atribuição 4.0 Internacional.